Loja

Quem Somos

A Dacar Motorsport é uma empresa especializada no desenvolvimento de motores de alta performance. Nosso objetivo principal é fornecer aos nossos clientes motores vencedores, utilizando o máximo potencial de nossas instalações aliado a capacidade técnica e conhecimento de nossa equipe.Atuando por duas décadas no ramo de motores de competição, oferecemos suporte diferenciado para as diversas necessidades de cada cliente.
O trabalho realizado busca atingir os objetivos do cliente com todas as ferramentas disponíveis no mundo automobilístico atual.Para entender um pouco da história e saber mais sobre a Dacar Motorsport, navegue pelo nosso website e descubra quem somos e como trabalhamos.

Nossa História

Foto 2

A Dacar começou sua história no início dos anos 90, atuando como uma oficina de manutenção automotiva. Logo, especializou-se em regulagem de motores, destacando-se no mercado, resolvendo problemas que outras oficinas não conseguiam. Mas a paixão do seu fundador pelo automobilismo sempre existiu. Esta paixão pelas corridas e presença constante nos autódromos como, até então, apenas espectador,  trouxe um primeiro cliente que precisava “preparar” o motor de seu VW Voyage para a categoria Marcas e Pilotos. Após muito trabalho e dedicação, o título já no primeiro ano, indicou o caminho que a empresa seguiria pelos próximos anos. 

Visando aumentar a qualidade dos seus motores, a empresa comprou, através de um programa de financiamento em tecnologia para pequenas empresas, o seu primeiro dinamômetro, um MOTOR POWER, fabricado pelo respeitado Engenheiro Jorge Martinewski. Com a chegada do dinamômetro, a empresa passou por uma grande ampliação, sendo toda reformulada para comportar a máquina adquirida e atender a nova demanda dos clientes de competição.

Foto 1
Foto 3

Os resultados foram aparecendo e a empresa começou a ser procurada por pilotos de diversas categorias. Foi nesta época, que pioneiramente, a Dacar fez o desenvolvimento do primeiro motor turbo, para um veículo sport protótipo. A base do motor era um VW AP 16V aspirado, que após testes inicias, recebeu um cabeçote de 8V e sobre alimentação. Foi também um dos primeiros motores preparados no Brasil a utilizar injeção eletrônica programável Electromotive, destacando-se de todos os outros que competiam na mesma categoria. O desempenho do motor era tão superior aos seus concorrentes, que o carro terminava as provas de longa duração, com muitas voltas de vantagem em relação ao segundo colocado. 

Nesta época, a Dacar, passou de uma oficina de manutenção para definitivamente uma empresa apenas voltada para motores de competição, sob o novo nome: Dacar Motorsport. A fama dos motores logo se espalhou, recebendo clientes de outros estados buscando os resultados com o desenvolvimento da empresa. Para atender a demanda crescente com mais qualidade, a empresa substituiu o dinamômetro MOTOR POWER por um moderno dinamômetro de fabricação americana da marca SUPER FLOW, totalmente automatizado, o que elevou a produtividade e fidelidade dos testes em bancada.

foto 5
Foto 6

Com o passar dos anos, acumulando diversos títulos nas mais variadas categorias do esporte a motor, a Dacar chamou a atenção de um cliente especial. Nelson Piquet, que participava de uma prova de 1000 milhas em Interlagos, viu o motor turbo da Dacar Motorsport despejar toda sua potência pela longa reta do autódromo paulista. Procurou o fundador da empresa nos boxes, Daniel, dando início a uma relação comercial que com o passar dos anos, tornou se uma grande amizade. O primeiro projeto que o tri-campeão de F1 dedicou aos cuidados da Dacar, foi resolver um problema em um motor VW a ar, já preparado anteriormente por outra empresa, que equipava um de seus carros de coleção. Este projeto foi o primeiro de vários, levando a Dacar a participar da calibração dos motores do Nelsinho Piquet durante sua vitoriosa participação na F3 Sul-Americana.

No ano de 2001 a empresa teve o seu primeiro contato com o rally velocidade, inicialmente realizando um projeto em um carro da Seat. Nesta época, iniciaram importantes parcerias, com clientes como  Claudio Rossi, na categoria N4 4X4 turbo e Ulysses Bertholdo. Muitas vitórias e diversos projetos durante todos estes anos acumularam um know how imensurável em motores duráveis e potentes para o rally de velocidade.

Foto 7
Foto 8

Com o passar dos anos, novos clientes e desafios chegaram. O perfil da empresa moldava-se cada vez mais para projetos de motores voltados a provas de duração. O fornecimento de peças de performance para estes veículos na sua grande maioria importados, não existia no Brasil. Para isso, a empresa iniciou a operação de importação própria de peças e acessórios para uso exclusivo para seus projetos. Isto proporcionou agilidade e garantiu qualidade em todos os projetos atendidos pela Dacar Motorsport. Na foto, BMW de Endurance Multicampeã. 

Para ter exclusividade no desenvolvimento de seus projetos, mantendo o sigilo na fabricação de suas peças, a empresa investiu pesado para montar sua própria planta fabril. Iniciando com fresadoras e tornos convencionais, rapidamente adquiriu máquinas de usinagem por comando numérico (CNC), sendo novamente pioneira entre outras empresas do segmento no Brasil. 

foto 9
Foto 10

 A necessidade de aferição das peças produzidas para garantir a qualidade, fez a empresa em investir na montagem de uma centro de metrologia completa.  A máquina tridimensional permite a calibração dimensional das peças em escala milesimal, montada em ambiente climatizado para evitar as variações de temperatura. As ferramentas também permitem a execução de engenharia reversa, cujo o levantamento de medidas de peças existentes permitem maior rapidez e exatidão na fabricação de peças para performance, em materiais leves e mais resistentes que os originais utilizados pela montadora.

A estrutura da Dacar Motorsport continua em constante evolução e modernização. Atualmente possui dois centros de usinagem CNC MIKRON, torno CNC, tridimensional, scanner 3D e os mais avançados softwares de CAD e CAM. A estrutura fabril e capacidade técnica da sua equipe, tem plena capacidade de executar projetos de qualquer complexidade para qualquer aplicação no ramo da engenharia de motores.  A empresa realiza desde a pesquisa, desenvolvimento, testes, execução e produção da peça dentro de sua própria unidade, sem a dependência de terceiros.

Foto 11
Foto 12

Na constante busca pela excelência e rapidez no atendimento ao cliente, a estrutura da empresa conta hoje  com 3 salas de dinamômetros. Dois dinamômetros de bancada SUPERFLOW SF 902, com capacidade de rodar motores até 12.500 RPM e 2500HP. A empresa conta também com um dinamômetro de fabricação alemã da marca SCHENCK, com duas opções de freios hidráulicos, um modelo D400 e a outro D1200, podendo atender demandas de motores menores tanto ciclo Otto quanto grandes motores ciclo Diesel.

A equipe altamente qualificada da Dacar Motorsport e a multi funcionalidade da empresa, permite a realização dos projetos mais complexos totalmente dentro do Brasil. Desde o análise de desgaste, a importação das peças, calibração e aferição de motores com necessidade de re-build, tudo dentro da mesma estrutura. Serviços como o re-build deste motor Porsche GT3 997 RSR, utilizado para disputar o campeonato de Endurance Brasil.

Foto 13
Foto 14

Em 2007 a empresa Dacar Motorsport foi responsável pelo desenvolvimento dos motores Diesel Mitsubishi para participar do Rally Dakar e Rally dos Sertões. Motores ciclo Diesel para competição necessitaram de um gigantesco desenvolvimento, tanto nas peças especiais internas do motor, produzidas especialmente com projeto exclusivo nos mesmos fabricantes que atendem a F1, quanto no desenvolvimento de uma eletrônica dedicada para esta aplicação. Poucos fabricantes no mundo possuíam solução para injeção direta. A empresa utilizou duas plataformas, inicialmente Motec e posteriormente Bosch Motorsport, fazendo parte do seleto grupo das primeiras empresas do mundo a utilização destes sistemas com injeção direta para competição. O resultado: o motor Mitsubishi 4M41 bi-turbo foi campeão do Rally dos Sertões. 

A Dacar Motorsport pode realizar o rebuild de qualquer motor, indiferente do fabricante. São utilizados todos os parâmetros indicados pelo fabricante, seja suportado pela montadora ou por outras empresas de competição, como a Roush Engines, renomada preparadora que desenvolveu este motor com base no V8 5l da Ford, para categorias de GT. Este motor, aos cuidados da Dacar Motorsport, correu em diversas etapas das provas de Endurance Brasil, entregando mais de 700cv de potência.

Foto 15
foto 17

Especializando por atender categorias inteiras com seus motores, a Dacar Motorsport foi responsável pela calibração dos motores e sistema de aquisição de dados de todos os carros da categoria mono marca Audi DTCC Brasil. Concomitante com o nascimento desta categoria, iniciou-se um novo braço da Dacar Motorsport que mais tarde tornaria-se uma empresa independente: a Pro Tune Electronic Systems. Os carros da Audi DTCC receberam a primeira versão do dash board com aquisição de dados e tempo de voltas da Pro Tune, apresentando no desenvolvimento próprio, grande diferencial frente aos equipamentos importados de fabricantes tradicionais.

Após anos de desenvolvimento e muito investimento, a Dacar Motorsport permanece imbatível na preparação de motores de baixa cilindrada turbo para provas de longa duração. A prova disso estão entre as inúmeras vitórias com seus motores Audi 20V turbo em sport protótipos, motores Honda e motores Mitsubishi. Vitória especial na prova dos 500km de SP no autódromo Vellocitá, onde um veículo de turismo sedan Lancer Evolution X, venceu a prova, chegando em P1 na geral, deixando para traz veículos GT importados e protótipos diversos. O valente motor Mitsubishi 4B11T, levou o trio de pilotos a bordo do carro totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, com a confiabilidade necessária para aguentar 4 horas de ritmo extremo de corrida.

Foto 18
Foto 19

A Mitsubishi CUP, a maior categoria de Rally Cros Country mono marca no Brasil, utilizou os motores da Dacar Motorsport em suas diferentes versões. Todos motores passaram a utilizar eletrônica Pro Tune, alcançando a performance e controle máximos com a união perfeita entre mecânica e eletrônica, desenvolvidos pelo mesmo grupo de empresas. Tal verticalização, torna a Dacar totalmente independete para oferecer qualquer solução para o esporte a motor. Muitos carros da categoria também competiram independentemente no Rally dos Sertões, alcançado vitórias em suas classes.

Com a inauguração do mais moderno autódromo do Brasil, o Vellocità, surgiu a categoria Mitsubishi Lancer CUP. Todos os motores foram desenvolvidos calibrados pela Dacar, com o suporte da eletrônica da Pro Tune. Durante toda a existência da categoria, a empresa foi responsável pela manutenção e suporte de pista dos motores. Juntamente com a equipe da Dacar, a Pro Tune forneceu o suporte de análise de dados inclusive de pilotagem, formando o pacote completo necessário para a uniformidade e o sucesso da categoria.

 

 

Esta é apenas parte resumida da história da Dacar Motorsport. A empresa continua em constante evolução, pronta para atender os desafios e demandas do mercado automobilístico, para que seus clientes continuem chegando sempre na frente.

Testes e Calibrações

A empresa possuí estrutura capaz de realizas diversos tipos de testes de motor, seja para aferição, calibração ou durabilidade. Conta com 3 salas de dinamômetro, com equipamentos Schenck e Superflow. As salas são equipadas com controle de temperatura da água de arrefecimento em circuito independe, controle da temperatura do ar ambiente e do ar admitido pelo motor, analisador de gases e consumo de combustível. Capacidade para motores ciclo Otto e ciclo Diesel com capacidade até 2500hp.

Eu quero receber uma proposta deste serviço

Aluguel de Motores

Para atender a demanda de equipes privadas ou até mesmo categorias inteiras, a empresa oferece amplo portfólio de motores em formato de Leasing. Nesta modalidade, o cliente escolhe a configuração do motor e o período de locação, não precisando investir na compra e arcar com os custos de preparação.

Na modalidade de Leasing FULL, até as revisões são pré estabelecidas pelo contrato, eliminando qualquer dor de cabeça do locatário. Os motores oferecidos vão desde motores pequenos 4 cilindros aspirados ou sobre alimentados até motores V8. Entre em contato e converse com nossa equipe sobre sua necessidade.

Eu quero receber uma proposta deste serviço

Projetos Eletrônicos

A Dacar Motorsport oferece o serviço de desenvolvimento dos mais complexos projetos de elétrica e eletrônica embarcada. Desde a elétrica básica do veículo até a total instalação entre as unidades de controle. Utiliza os melhores materiais, atendendo especificação militar para aplicação motorsport, pode fabricar chicotes elétricos completos ou para uma parte específica do veículo. É especialista em sistemas Motec, Bosch Motorsport e Pro Tune Electronic Systems.

Eu quero receber uma proposta deste serviço

Manutenção e Suporte na Pista

Vender um excelente produto não basta para a Dacar Motorsport. Zelando pela excelência de seus motores, oferece pacotes de manutenção e suporte on site em todas as corridas dos campeonatos de seus clientes. A Dacar Motorsport também coloca o know-how de sua equipe na prestação de serviços de suporte em pista. Acompanha os motores juntamente as equipes que os utilizam, com serviços de telemetria, estratégia de corrida e análise de dados. O acompanhamento do início do projeto até a sua aplicação nas provas garante o sucesso dos seus clientes.

Eu quero receber uma proposta deste serviço

Produtos

As melhores marcas. Os melhores produtos.

Contato

  • Rua Brg. Ivo Borges, 148 - São Luis - CanoasRua Brg. Ivo Borges, 148 - São Luis - Canoas
  • Fone +55 (51) 3477-1653 | Fax +55 (51) 3478-1405Fone +55 (51) 3477-1653 | Fax +55 (51) 3478-1405
  • Atendimento de seg. à sex. das 9h às 12h e das 14h às 18hAtendimento de seg. à sex. das 9h às 12h e das 14h às 18h